Korčula
A ilha de Korčula mantém vivo o seu legado veneziano e hoje em dia é uma das zonas com os melhores vinhos da Croácia. Descubra como chegar à cidade natal de Marco Polo saindo de Dubrovnik.
A cerca de 150 quilômetros de Dubrovnik se encontra a sexta maior ilha do mar Adriático: Korčula. Se trata de um dos lugares mais bonitos da costa da Dalmácia cujas ruas de calçada abrigam edifícios de estilo veneziano com muito encanto.
Sem dúvida, o que torna essa cidade famosa é a teoria de que Marco Polo, o famoso navegador, nasceu aqui. Passeando pela cidade, você encontrará muitas referências a esse explorador conhecido no mundo inteiro.
Além disso, a estrutura da cidade faz com que, durante o verão, haja sombra em praticamente todas as ruas e uma brisa que funciona como ar-condicionado natural. Todas as ruas de Korčula têm degraus, exceto uma, que seus habitantes costumavam usar para transportar pedras.
Um pouco de história
A ilha de Korčula está marcada pela passagem dos gregos, romanos e venezianos. No final da Idade Média, o poderoso reino de Veneza, que controlava o comércio mediterrâneo no século XI, conquistou Korčula e lá permaneceu por quatro séculos. Hoje é possível ver o símbolo do leão do reino de Veneza na porta de entrada da cidade.
Korčula se livrou do domínio otomano, mas caiu nas mãos do Império Austro-Húngaro, que demoliu os muros que protegiam a cidade. Hoje é possível ver duas torres e restos desta antiga muralha no porto de Korčula.
O que ver em Korčula
O melhor a fazer em Korčula é perder-se no centro histórico e contornar o porto da ilha. Embora não possua muitos monumentos, seu encanto está nas estreitas e íngremes ruas de pedra e nas construções que enchem essa pequena cidade.
Caminhando por Korčula, você pode ver a Torre Veliki Revelin, um símbolo da influência veneziana; a Catedral de São Marcos, que abriga uma pintura de Tintoretto; o Palácio Gabrielis, onde está localizado o Museu de Korčula; e a casa natal de Marco Polo.
Os vinhos de Korčula
A ilha de Korčula é conhecida em todo o país por suas vinhas. A tradição vitivinícola da região faz desse licor sua principal fonte de riqueza. Quase 80% dos vinhos produzidos em Korčula são tintos (ou negros, como os croatas os chamam) e entre as marcas de maior prestígio estão Plavac Mali, Posip Cara e Merlot.
Em toda a ilha é tradição dar uma garrafa de vinho quando um bebê nasce e que não pode ser aberta até ao dia do seu casamento.
Como chegar a Korčula
A maneira mais confortável de chegar a Korčula é reservar uma excursão saindo de Dubrovnik. Desta forma, você pode aprender sobre a história desta cidade croata e participar de uma degustação de vinhos da ilha. Você pode reservar a excursão para Korčula com antecedência em nosso site: