Praça de Luža

A rua Stradun desemboca no seu extremo leste na Praça de Luža, onde se concentram alguns dos monumentos mais importantes de Dubrovnik.

A Praça de Luža é a praça mais importante de Dubrovnik. Historicamente, o mercado da cidade amuralhada estava localizado nessa praça que nasceu no extremo leste de Stradun. Graças aos inúmeros edifícios históricos ao redor da praça, pode-se dizer que Luža é o reflexo do esplendor arquitetônico de Dubrovnik.

O que ver na Praça de Luža

Na Praça de Luža se encontram o Palácio do Reitor, o Palácio Sponza, a Catedral de Dubrovnik, a Prefeitura e a igreja de São Brás. Além disso, aqui você também encontrará monumentos como a Coluna de Orlando ou a Pequena Fonte de Onofrio, irmã mais nova da Grande Fonte de Onofrio.

A Coluna de Orlando

No início do século XV, os habitantes de Dubrovnik amanheceram com uma estátua de pedra de um cavaleiro medieval que presidia o centro da Praça de Luža. De imediato essa figura ficou conhecida como a Coluna de Orlando e se tornou num símbolo da liberdade de Ragusa e da independência da república.

Segundo a lenda, Orlando era um cavaleiro corajoso que salvou Dubrovnik da invasão árabe. A figura segura uma espada e um mastro com a bandeira da Croácia. Os principais atos de Dubrovnik, os avisos importantes e punições públicas ocorreram nessa coluna que hoje ainda é o principal ponto de encontro da cidade.

Além disso, a Coluna de Orlando foi fundamental no comércio da antiga República de Ragusa, pois serviu como padrão de medição. O antebraço do cavaleiro foi usado como unidade de medida e a marca dos pés da coluna também foi usada para medir as mercadorias.

A torre do Relógio

A Torre do Relógio da Praça de Luža é um dos monumentos mais simbólicos de Stradun. A cada hora, os sinos da torre ressoam por toda a cidade, graças a Maro e Baro, os dois homenzinhos verdes encarregados de fazê-los tocar.

Atualmente, as estátuas originais desses sinos, chamada Zelenci em croata, está no Museu do Palácio do Reitor. Essa torre sineira histórica mostra a hora em algarismos romanos e possui um belo relógio solar.

A igreja de São Brás

No centro da Praça de Luža fica a igreja dedicada ao patrono da cidade: São Brás. É um belo templo de estilo barroco veneziano, construído sobre uma antiga igreja românica.

Depois do terremoto de 1667 e um incêndio subsequente, a igreja de São Brás foi completamente destruída e apenas se salvou uma pequena estátua de São Brás que hoje coroa a fachada. Graças ao modelo da cidade que o santo carrega na mão, foi possível saber como era a cidade velha de Dubrovnik no século XV.

A entrada para a igreja de São Brás é gratuita.