Palácio Sponza

O Palácio Sponza foi uma fiel testemunha da história de Dubrovnik e serviu a República de Ragusa como casa da moeda, armaria, escola e alfândega. Hoje em dia abriga um memorial aos caídos durante a Guerra da Independência da Croácia.

Construído em 1521 para abrigar várias funções públicas na República de Ragusa, o Palácio Sponza permaneceu de pé desde o início do século XVI até hoje. A fachada do edifício se assemelha aos palácios de Veneza, e sua combinação de elementos góticos e renascentistas o torna um dos edifícios mais emblemáticos de Dubrovnik.

Ao longo da história de Dubrovnik, o Palácio Sponza foi usado como escola, armaria, banco, casa da moeda e alfândega. Essa última função explica que os habitantes da cidade ainda se refiram ao palácio como Divona.

Além disso, o Palácio Sponza foi o ponto de encontro de comerciantes durante o período de maior esplendor comercial de Ragusa. Nas varandas da fachada há uma escultura em mármore de São Brás, padroeiro da cidade.

O Palácio Sponza foi um dos poucos edifícios que permaneceram intactos depois do terremoto de 1667.

O interior do Palácio Sponza

Hoje, o Palácio Sponza abriga o arquivo histórico de Dubrovnik. Embora não possa ser visitado, este arquivo abriga mais de sete mil documentos e arquivos históricos de grande valor.

Em uma das salas do pátio interno está o memorial aos mortos durante o cerco de Dubrovnik na Guerra da Independência Croata.

Às vezes, o pátio do Palácio Sponza abriga exposições temporárias e é um dos lugares favoritos do povo de Dubrovnik celebrar casamentos, shows e outros eventos.

Horário

Todos os dias das 8:00 às 18:00 horas.

Preço

Entrada gratuita.