Mostar (Bósnia e Herzegovina)
Croatas, sérvios e bósnios formam a população de Mostar, uma das cidades mais bonitas da Bósnia e Herzegovina. Conheça essa cidade declarada Patrimônio da Humanidade e famosa pela sua icónica ponte que foi destruída durante a guerra da Jugoslávia.
A Bósnia e Herzegovina é um país que viveu sob o domínio otomano durante mais de quatro séculos e foi severamente atacado durante a Guerra da Jugoslávia. Hoje em dia, a sua população é composta por sérvios ortodoxos, croatas católicos e bósnios muçulmanos; três grupos étnicos que fazem da Bósnia um país de contrastes únicos na Europa.
No sul do país está Mostar, uma das primeiras cidades conquistadas pelos otomanos no ano de 1468. A influência turca é palpável na arquitetura, cultura e estilo de vida de seus habitantes. Em Mostar existem 17 mesquitas, pelo que você verá numerosos minaretes salientes entre os prédios da cidade.
A cidade antiga de Mostar é a parte mais interessante da cidade. As suas ruas mantêm a calçada original e estão repletas de restaurantes e pequenas lojas. Um verdadeiro bazar dentro de Mostar! No centro histórico também está o ícone da cidade: a Ponte de Mostar.
Ponte de Mostar
O símbolo por excelência de Mostar é sua icônica ponte de pedra sobre o rio Neretva. Construída no século XVI por ordem do sultão Solimão, o Magnífico, essa ponte permaneceu intacta por mais de 4 séculos. Segundo a lenda, o arquiteto foi o único habitante da cidade que não estava presente durante a sua inauguração com medo de que o sultão cumprisse a ameaça de cortar sua cabeça se a ponte desabasse.
Durante a Guerra da Jugoslávia, a Bósnia foi o país que sofreu as piores consequências e a cidade histórica de Mostar não foi poupada dos bombardeios. A ponte de Mostar foi destruída em 1993 e não foi reconstruída até 2005, quando finalmente os habitantes de Mostar recuperaram o símbolo de sua cidade.
Durante o verão, é possível ver jovens bósnios pulando da ponte de Mostar em troca de uma gorjeta generosa dos turistas. Além disso, em julho celebra-se um campeonato internacional de salto da ponte e os participantes de países vizinhos vêm a Mostar para desafiar os mais de 20 metros de altura da sua ponte mais famosa.
Como chegar a Mostar saindo de Dubrovnik
A cidade bósnia de Mostar fica a 130 quilômetros de Dubrovnik. Se você planeja alugar um carro, demorará aproximadamente duas horas por estrada. No entanto, tenha em conta que as fronteiras são imprevisíveis. O trânsito e as filas na temporada alta são praticamente inevitáveis nas duas fronteiras com a Bósnia que devem ser atravessadas para chegar a Mostar.
A maneira mais cômoda de chegar a Mostar a partir de Dubrovnik é reservar uma excursão de dia inteiro com um guia. Desta forma, você descobrirá a emocionante história deste país e da cidade histórica de Mostar, além de visitar as cataratas de Kravice. Você pode reservar a excursão em nosso site no seguinte link: